Regulamento dos Trabalhos Científicos

CAPÍTULO I
Da inscrição dos trabalhos

Art. 1º – A inscrição de trabalhos (os resumos) será online, onde estará disponível o formulário de inscrição. Este deverá ser preenchido e enviado por um dos autores, o qual deverá estar com a inscrição financeira efetivada. O resumo será enviado em arquivo anexo.
Parágrafo único – O envio do trabalho será eletrônico pelo site do evento, sendo que não serão aceitos trabalhos enviados via fax, email, correio ou qualquer outro meio que não seja inscrição online.

Art. 2º – No ato da inscrição, o formulário deverá ser devidamente preenchido, cumprindo todas as etapas solicitadas. Após a finalização com o envio do resumo não será mais possível realizar alterações.

Art. 3º – Todos os dados do trabalho, incluindo título, nome completo de todos os autores (máximo de cinco), incluindo o nome do orientador (se trabalho produzido por estudantes de graduação), resumo estruturado e descritores, devem ser conferidos antes da sua finalização.
Parágrafo único – o orientador poderá ser docente da Instituição de Ensino Superior (IES) do graduando ou profissional de saúde.

Art. 4º – O autor que efetivar a inscrição do trabalho deverá selecionar:
a) eixo temático: O cuidado na atenção à criança e adolescente; O cuidado na atenção do aadulto / idoso; O cuidado na atenção à Mulher; Gestão dos Serviços.
b) tipo de estudo: revisão de literatura; Estudo de Casos; Pesquisa de Campo; Relato de Experiência.
c) modalidade de apresentação: comunicação oral; apresentação de pôster.

Art. 5º – A modalidade de apresentação oral está destinada para as pesquisa de campo e aos trabalhos de pós-graduação lato sensu e stricto sensu.

Art. 6º – Não identificar o serviço e/ou nome de qualquer um dos autores no corpo do resumo.

Art. 7º – Serão aceitos 3 (três) trabalhos por inscrição.

Art. 8º – O prazo para submissão dos trabalhos é: 01/03/2013. Não será possível fazer a submissão fora do prazo ou sem inscrição no congresso.

CAPÍTULO II
Da seleção

Art. 9º – Os trabalhos deverão vir com a sugestão da modalidade de apresentação, sendo apreciada pela Comissão Científica, que se reserva o direito de alterar a forma de apresentação indicada pelo autor na inscrição.

Art. 10 – Os trabalhos selecionados deverão ser apresentados nos seguintes tipos de estudos com as sessões como se segue:
a) Revisão de Literatura (ou bibliográfica): introdução, objetivo(s), metodologia, resultados e discussões, considerações finais (ou conclusão).
b) Pesquisa de Campo: introdução, objetivo(s), metodologia (deve conter o número do Parecer de Aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa), resultados e discussões, considerações finais (ou conclusão).
c) Relato de Experiência: introdução, objetivo(s), metodologia, relato da experiência, considerações finais.
d) Estudo de Caso: introdução, objetivo(s), metodologia, apresentação do Caso e discussões, considerações finais.

Parágrafo primeiro – Todos os trabalhos (resumos) que envolvem seres humanos de forma direta (pessoas) ou indireta (prontuário de pacientes, coleta de materiais, fichas de atendimento entre outros) deverão ser acompanhados de cópia digitalizada do Parecer de Aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa, caso contrário, serão automaticamente recusados.
Parágrafo segundo – Somente serão aceitos os resumos dos trabalhos. Caso seja enviado arquivo com trabalho na íntegra, este será excluído automaticamente.
Art. 11 – Após o encerramento das inscrições, os trabalhos serão encaminhados sem identificação à Comissão de Avaliação dos Trabalhos para a seleção dos trabalhos aprovados. Todos os trabalhos aprovados estarão concorrendo, automaticamente, aos prêmios.

Art. 12 – A aprovação dos trabalhos está condicionada a qualidade dos mesmos em relação à relevância do estudo e ao atendimento das normas deste Regulamento. O número de trabalhos aprovados não tem qualquer relação com o espaço físico destinado a apresentação.

Art. 13 – A confirmação do aceite dos trabalhos estará disponível no site a partir de 18 de março de 2013 e o resultado será comunicado através do e-mail fornecido pelo autor no momento da inscrição.

CAPÍTULO III
Das Normas de Apresentação

Art. 14 – Os trabalhos podem ser apresentados na forma de pôster e comunicação oral.
Parágrafo único – Os trabalhos aceitos deverão, necessariamente, cumprir os requisitos para redação e apresentação de acordo com a Normalização da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Art. 15 – Regras gerais para apresentação de resumos, conforme a ABNT 6028:2003:
a) Título: Em letras maiúsculas (caixa alta), fonte Arial tamanho 12, centralizado e em negrito, sem abreviaturas ou siglas com, no máximo, 90 caracteres.
b) Nome (s) do (s) Autor (es): O nome completo dos autores deve ser colocado por extenso e separado por ponto e vírgula (;) e sem titulações. O nome do relator/apresentador deve estar sublinhado e inscrito como primeiro autor. Apenas serão aceitos trabalhos com, no máximo, cinco autores. No caso de inscrição de trabalhos por estudantes de graduação, o mesmo deverá conter orientador, o qual deve ser posicionado, na relação de autores, como o último, com identificação no rodapé como orientador.
c) Texto do resumo: Texto estruturado por extenso, em parágrafo único, contendo o máximo de 300 palavras, espaçamento entre linhas simples, letra tamanho 12, fonte Arial. Gráficos e figuras não serão aceitos no resumo.
d) Conteúdo do resumo: Introdução (breve), objetivo(s), metodologia, resultados e considerações finais/conclusões. O resumo deve ser composto de uma sequência de frases concisas, afirmativas. Deve-se usar o verbo na voz ativa e na terceira pessoa do singular.
e) Descritores: três a cinco descritores obtidos do DECs, disponível em: http://decs.bvs.br/. Devem estar apenas com a primeira letra em maiúsculo e separados por ponto (.).

Art. 16 – Regras gerais para estrutura de pôster:
a) Título (Elemento obrigatório) – Deve constar na parte superior do pôster, em caixa alta, (letras maiúsculas) sem abreviações e com, no máximo, 90 caracteres. É obrigatório que o título do trabalho no pôster seja idêntico ao título do resumo submetido para avaliação.
b) Subtítulo (Elemento opcional) – O subtítulo (se houver) deve ser diferenciado do título tipograficamente ou separado por dois pontos (:)
c) Autores (Elemento obrigatório) – O nome de todos os autores deve aparecer logo abaixo do título. O do relator/apresentador deve estar sublinhado e escrito como primeiro autor. Apenas serão aceitos trabalhos com, no máximo, cinco autores contando com o orientador. O nome do orientador deve ser posicionado, na relação de autores, como o último.
d) Informações Complementares (Elemento obrigatório) – Nome da instituição de origem, cidade, país, endereço postal e /ou eletrônico e data.
e) Conteúdo (Elemento obrigatório) – A apresentação do conteúdo deve ser de acordo com o tipo do trabalho e conforme referenciado no art. 10. O conteúdo deve apresentar as ideias centrais do trabalho. As sessões devem estar em forma de texto corrido não utilizando tópicos ou marcadores; podendo apresentar fotos, gráficos, tabelas e /ou ilustrações apenas na sessão dos resultados. Evitar o uso de citações diretas e notas de rodapé.
f) Referências (Elemento obrigatório) – As principais referências devem ser elaboradas conforme a ABNT NBR 6023, não ultrapassando o número de cinco, devendo estar em rodapé.
g) Suporte – O pôster deve ser apresentado em impresso (papel, lona, acrílico ou plástico).
h) Dimensões – Largura: 0,90 m / Altura: 1,20 m. O pôster deve ser legível a uma distância de, pelo menos, 1 m. Sugere-se utilizar fonte de no mínimo 38.

Art. 17 – Regras gerais para apresentação de pôster:
a)    A apresentação dos pôsteres ocorrerá nos dias 19.04.2013 (pela manhã e pela tarde) ou 20.04.2013 (somente pela manhã). O pôster que será apresentado no período matutino deverá ser afixado às 8h, e o do período vespertino às 13 horas. O trabalho deverá ser exposto durante todo o período. A apresentação oral será das 09 às 11 horas no período matutino e das 14 às 16 horas no período vespertino, onde o relator deverá permanecer junto ao pôster e o apresentará a um dos membros da Comissão de Avaliação dos Trabalhos e aos congressistas interessados.
b)    A data programada para a apresentação do pôster não poderá ser alterada pelo autor e não serão atendidas solicitações de troca. Alterações da programação após a publicação das datas e horários no site só poderá acontecer por motivos de força maior e a Comissão estará divulgando amplamente aos congressistas interessados.
c)    A programação da apresentação dos pôsteres será disponibilizada no site posteriormente.
d)    Para cada trabalho, no dia de sua apresentação, estará reservado um painel para fixação identificado com o número do pôster (a relação será disponibilizada no local da sessão).
e)     Todos os painéis terão um “gancho” para pendurar pôster com cordão. Caso não haja cordão para fixação, o relator deverá trazer fita adesiva para proceder com a fixação.
f)     A instalação e retirada, inclusive o material necessário e adequado para a fixação do pôster é de responsabilidade do autor, devendo respeitar o estabelecido pela Comissão de Avaliação dos Trabalhos, que não se responsabiliza por eventuais danos ao pôster.

Art. 18 – A comunicação oral ocorrerá no dia 19.04.2013, conforme relação que será disponibilizada no site posteriormente. Terá duração de 10 minutos, acrescida de 3 minutos para discussão e será coordenada por um membro da Comissão de Avaliação de Trabalhos. Sugere-se a apresentação de um slide para cada minuto. A apresentação será em multimídia devendo estar em Power Point na versão Windows XP / 1997-2003. O apresentador deverá comparecer a sala de apresentação com o mínimo 1 (uma) hora de antecedência da sua apresentação para deixar e testar o arquivo em PowerPoint.
Parágrafo primeiro – O Coordenador da mesa terá a responsabilidade de interromper a apresentação depois de transcorrido o tempo limite ou a qualquer momento se existirem alterações no conteúdo do trabalho.

Parágrafo segundo – A apresentação será feita em template Power Point do evento, o qual será fornecido pela Comissão Organizadora após seleção do trabalho para apresentação. A apresentação deverá conter um mínimo de 05 (cinco) e um máximo de 10 (dez) slides.

Art. 19 – É proibida a apresentação de pôsteres por terceiros (não autores); oral ou perfomática; de trabalhos impressos sem características de um pôster; com retroprojetor, computador, microfone e outros equipamentos elétricos; com aparelhos e instrumentos sonoros que interfiram na comunicação dos autores da sessão; de pôsteres que não obedeçam às normas gerais de tamanho e legibilidade.

Art. 20 – É proibida a apresentação de vídeos através de hiperlink ou outro método/recurso nas comunicações orais, que não esteja especificado neste Regulamento.

CAPÍTULO IV
Da premiação

Art. 21 – Serão premiados os três melhores trabalhos apresentados. Ocorrerá a premiação dos dois melhores trabalhos na modalidade de pôster e uma premiação para a modalidade apresentação oral.

Art. 22 – Será vetada a premiação de trabalhos científicos para membros das Comissões Organizadora e Científica do Congresso.

CAPÍTULO V
Considerações Gerais

Art. 23 – Será emitido apenas 01 (um) certificado por trabalho apresentado. Os certificados de trabalhos serão impressos segundo a ordem cadastrada de autores. O certificado será emitido de acordo com os dados enviados na inscrição, conferidos e retirados diretamente com os monitores da Comissão científica, após a apresentação do trabalho e em período a ser divulgado.

Art. 24 – A Comissão Organizadora não se responsabilizará por danos ou extravios decorrentes do manuseio do material exposto por pessoas não autorizadas, nem pelo próprio expositor. Os pôsteres deverão permanecer expostos até o final do horário (12h ou 17 h).

Art. 25 – Os inscritos são responsáveis pela autoria do trabalho e por eventuais desrespeitos aos direitos autorais de terceiros.

Art. 26 – Os resumos serão reproduzidos exatamente conforme foram enviados para as publicações nos Anais do evento. Todos os resumos aceitos pela Comissão de Avaliação dos Trabalhos poderão ser publicados em CD-ROM, ou outra mídia, ficando caracterizada a “Cessão de Direitos” dos autores ao Congresso, sem ônus para as partes.

Art. 27 – Os autores, ao inscreverem seus trabalhos, automaticamente cederão o direito de publicação dos resumos a Atualiza.

Art. 28 – A decisão final da Comissão Avaliadora é considerada suprema, irrevogável e inapelável, a qual não será revista.

Art. 29 – Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Científica e pela Comissão de Avaliação dos Trabalhos do evento.

Art. 30 – O descumprimento das normas estabelecidas neste Regulamento acarretará na desclassificação do trabalho.

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